Menu

CUIDADOS COM OS PÉS AO PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS

Especialista lembra que é preciso cuidar bem dos pés antes e depois de praticar esportes, além de saber escolher bem o tipo de calçado

Texto: Páblius Braga, médico do Esporte do Hospital 9 de Julho (SP) / Colaborou: Romulo Osthues / Foto: Shutterstock /Adaptação: Clara Ribeiro

ps_esportes

Seus pés também merecem atenção

Eles são fundamentais para sustentação do corpo, equilíbrio e estabilidade dos movimentos. No esporte, fornecem a flexibilidade necessária para absorver o impacto de diversos tipos de solo, e a parte da frente recebe 43% do peso corporal e a parte posterior, 57%. Ao final da jornada diária, lave bem os pés, limpe entre os dedos e seque-os.

Para a prática de exercícios, use tênis e meias macias de algodão, pois elas absorvem melhor o suor e protegem os pés de fungos e bactérias causadores de infecções na pele. O calçado deve ajustar-se ao comprimento e à largura dos pés. Os dedos devem acomodar-se em posição natural. Tenha um pequeno espaço à frente dos dedos, cerca de 1,5 cm para acompanhar o deslocamento do pé com o movimento.

Use protetor solar em caso de exposição ao sol. Lembre que os pés merecem descanso como qualquer parte do corpo. Procure relaxá-los ao longo do dia e tenha um sono repousante.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/colunas/cuidados-com-os-pes-ao-praticar-exercicios-fisicos/4090/